A demora na entrega de produtos comprados pela internet ainda é uma realidade no e-commerce brasileiro, especialmente em datas sazonais, em que a demanda aumenta e as reclamações também. Na Black Friday do último ano, por exemplo, atrasos nas entregas foram o principal motivo das queixas registradas no Procon de São Paulo e no site Reclame Aqui – correspondendo a 20% do total de reclamações. Não basta oferecer bons prazos. É preciso cumpri-los, já que esse é um aspecto fundamental da experiência de compra, podendo afetar a fidelização do cliente.
Para aproveitar esta Semana do Consumidor, uma das principais datas para o varejo no primeiro semestre, o e-commerce precisa estar preparado para absorver essa demanda. Em 2021, entre os dias 2 e 15 de março, as lojas virtuais faturaram R$ 6,3 bilhões – 85% a mais do que em 2020 -, segundo relatório da Social Miner com a Lett. Apenas no dia 15, Dia do Consumidor, foram R$ 592 milhões.
“É fundamental proporcionar uma melhor experiência aos consumidores desde a busca pelo produto ideal, até a entrega final. Em datas onde os volumes de compras são excepcionais, muitos lojistas esquecem de preparar seus estoques para o volume de pedidos acima do habitual”, alerta Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint – sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce, pertencente ao grupo Magazine Luiza.
Algumas dicas do especialista ajudam lojistas virtuais a oferecer uma experiência melhor ao consumidor, de ponta a ponta. Confira:
1) Invista na gestão de estoque
A gestão de estoque é essencial para evitar perdas no e-commerce. O ideal é analisar o histórico de pedidos dos últimos meses e comparar com o volume de vendas efetuados em períodos de alta demanda. É importante verificar também quais foram os produtos mais comprados em cada mês.
2) Prepare a entrega
Manter o processo de picking e packing bem organizado é fundamental para otimizar a entrega de produtos em datas sazonais, como o Dia do Consumidor. Defina quais pessoas ficarão responsáveis por separar e preparar os pedidos e quais ficarão encarregadas de embalar as mercadorias. Lembre-se sempre também de repor as embalagens e todos os insumos como plásticos, fitas adesivas, isopor, entre outros materiais.
3) Otimize a logística e faça do frete um aliado
Um dos principais objetivos de todo varejista é aumentar as vendas. Mas não adianta somente vender muito, é preciso garantir que a entrega dos produtos seja feita dentro do prazo.
Uma boa maneira para garantir isso é trabalhar com mais de uma transportadora. Outra solução vantajosa é usar os serviços de plataformas de cotação de frete, sem cobrança de taxas adicionais ou mensalidades.
4) Aposte no pós-venda
Quando falamos de cuidados com a entrega de produtos, é preciso considerar o pós-venda. Aposte no rastreio de suas encomendas e no sistema de logística reversa, que é quando o cliente solicita a troca ou devolução de um item comprado online. Para minimizar os impactos financeiros das devoluções e assegurar ao cliente uma boa experiência, sua loja virtual precisa estar preparada para atender a essas demandas.
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