O iFood inicia nos próximos dias uma experiência inovadora em seus métodos de entrega: em parceria com o McDonald’s, a plataforma de delivery de alimentos levará os pedidos recebidos pela rede de fast food em Aracaju (SE) via drones, abrangendo uma rota que ligará o Shopping Riomar Aracaju à cidade vizinha de Barra dos Coqueiros.
O uso das aeronaves não tripuladas deve reduzir o tempo de entrega no local em pelo menos 80%, já que o trajeto, percorrido por via terrestre entre 25 e 55 minutos, poderá ser feito em pouco mais de 5 minutos.
O percurso dos drones, fornecidos e operados pela empresa Speedbird Aero, vai de um ponto fixo a outro. Ao pousar, os aparelhos serão recebidos por entregadores, que retirarão seus produtos e completarão o serviço de entrega até os domicílios dos clientes por meio de modais tradicionais (moto, bicicleta ou patinete).
A depender da avaliação dos resultados da operação, o iFood considera ampliar o método para outras cidades brasileiras e empresas integrantes de sua plataforma.
“Uma entrega realizada por drone leva muito mais que inovação, ela também amplia as possibilidades de alcance do delivery, como nesse caso de Aracaju”, afirmou o head de logística e inovação do iFood, Fernando Martins. “O objetivo é aumentar a eficiência das entregas para todos: consumidores, restaurantes e entregadores, além de levar soluções tecnológicas e alternativas para o delivery em modais não poluentes”, destacou.
(com Exame)