Em 100 anos de participações Olímpicas, o Brasil acumula 129 medalhas. Grandes nomes da história do esporte brasileiro conquistaram 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze. Mas quem são eles? O Administradores buscou os maiores medalhistas olímpicos do país e lista abaixo:
5. Marcelo Ferreira – Vela (3 medalhas)
Com duas medalhas de ouro e uma de bronze, Marcelo Ferreira é um iatista que participou de 4 edições dos Jogos. Os primeiros lugares foram conquistados em Atlanta-1996 e Atenas-2004. Em Sydney-2000, veio o bronze. O iatista é um dos principais nomes da vela brasileira, modalidade que mais traz medalhas ao país.
4. Gustavo Borges – Natação (4 medalhas)
Em suas quatro participações em Jogos Olímpicos, Barcelona-1992 até Atenas-2004, Gustavo Borges alcançou duas medalhas de prata e duas de bronze. Dentre os nadadores brasileiros, ele tem o maior número de medalhas conquistadas em campeonatos internacionais. São 35 vitórias em competições como Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais de Piscinas Longa e Curta, Jogos Pan Americanos e Pan Pacíficos.
3. Serginho – Vôlei (4 medalhas)
Conhecido como o melhor líbero de todos os tempos, Serginho também é aquele com mais prêmios do que qualquer outro de sua posição. Enquanto fez parte da Seleção Olímpica de Vôlei, ele alcançou uma medalha de ouro em Atenas-2004 e outra em Rio-2016, além de uma medalha de prata em Pequim-2008 e outra em Londres-2012). O ex-líbero também foi bicampeão mundial em seu esporte (2002 e 2006).
2. Torben Grael – Vela (5 medalhas)
São duas medalhas de ouro, uma prata e dois bronzes, conquistadas durante suas seis participações nos Jogos. O velejador Torbel Grael é o vice-líder dessa lista.
1. Robert Scheidt – Vela (5 medalhas)
O primeiro lugar do ranking também é velejador: Robert Scheidt. Ao todo, o atleta conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze em participações olímpicas. O iatista é considerado o melhor atleta brasileiro em olimpíadas de todos os tempos.