Em tempos de crise como os atuais, é muito comum que se difunda, em mensagens de tom professoral ou encorajador, desde depoimentos de amigos a artigos de especialistas, a ideia de que a perseverança é a chave para o sucesso.
Não há como desmentir a importância desse fator para o êxito de todo empreendimento em qualquer área do mercado, mas principalmente em um cenário como o Brasil em plena pandemia de Covid-19, é preciso atentar a uma outra variável decisiva para o seu sucesso: a oportunidade.
Afinal, como escreve Leandro Vieira, CEO e fundador do Administradores, caso desconsidere uma boa avaliação da oportunidade que se apresenta, sua persistência poderá se tornar a causa mortis do negócio.
“Persistir na oportunidade errada é a maior roubada em que alguém pode se meter. Muitas vezes, a gente se apaixona demais pelas nossas ideias, e paixão em excesso pode cegar. Pegar o bonde errado não vai fazê-lo chegar ao seu destino”, alerta Leandro, que ilustrou a ideia com o que batizou de Quadrante da Persistência.
Como representado na imagem abaixo, o esquema relaciona o fator de Persistência com o de Oportunidade para revelar como sua combinação determina o sucesso ou o fracasso dos empreendimentos.

O quadrante nos mostra, então, quatro cenários distintos possíveis:
– Quando existe a oportunidade certa, mas não há persistência, o resultado é o fracasso;
– Quando a oportunidade é errada, mas há persistência, o resultado, cedo ou tarde, também é o fracasso;
– Quando a oportunidade é errada, mas você a reconhece como tal e não persiste, está a caminho do sucesso;
– Quando existe a oportunidade certa e há persistência, aí sim, estamos diante do cenário ideal para o sucesso.
“Notem que a habilidade de dizer não às oportunidades erradas é essencial para o sucesso. Essas oportunidades pululam como carpas em busca da isca. E, vale dizer, nem sempre elas são oportunidades ‘ruins’. Muitas vezes são oportunidades interessantes, mas que podem ser fatais ao tirar a pessoa do seu foco principal, aquele que requer 100% da sua energia”, aponta Leandro.
“A identificação de oportunidades – saber detectar quando existe uma oportunidade e saber avaliar se é boa ou não – precede a persistência no rol de características essenciais para o sucesso, mas isso é geralmente negligenciado nos livros e artigos de negócios que vemos por aí”, analisa o CEO do Administradores.
“Avalie suas oportunidades com humildade e sabedoria. Se não forem suficientemente boas, não se sinta mal por abandoná-las. O seu sucesso depende disso. Por outro lado, se forem realmente boas, arregace as mangas, bote a mão na massa e persista insanamente. O seu sucesso agradece”, conclui.