O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O app de mensagens tem 120 milhões de usuários ativos no Brasil e 1,5 bilhão no mundo. A tecnologia tem ajudado também milhares de empreendedores a se comunicarem com seus clientes – sendo o principal canal de atendimento de muitos e-commerces.
De acordo com levantamento exclusivo da Loja Integrada, plataforma gratuita para a criação de lojas virtuais com mais de um milhão de lojas criadas, durante as 24 horas de Black Friday o WhatsApp será a principal ferramenta de relacionamento ao cliente. Segundo a pesquisa, 90% dos pequenos e médios lojistas virtuais afirmam que farão o atendimento dos seus consumidores por meio do app.
Para Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e autor do livro #BoraVender, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial na vida dos lojistas virtuais, não só na hora de vender, mas também de realizar o pós-venda. “Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real”, explica Soares.
A Lojista Luana Moraes, fundadora da loja virtual Use Miaa apostou no aplicativo para garantir mais agilidade na forma de atender seus clientes. “O cliente está cada vez mais buscando comodidade e na hora de comprar pela internet não é diferente. O WhatsApp é um canal importante de contato e além do atendimento é preciso se dedicar para realizar inúmeras ações que ajudem a manter o bom relacionamento com o cliente e a vender mais”, comenta a empreendedora.
Ainda de acordo com o levantamento, para os comerciantes virtuais as maiores dificuldades de vender na Black Friday se concentram em oferecer preços realmente bons aos clientes (60,9%) e atraí-los para as compras (58,8%), de maneira geral.