O WhatsApp vem se posicionando como uma importante ferramenta de venda, conseguindo chegar até leads mais difíceis e que não seriam atingidos por campanhas em redes sociais ou qualquer outra abordagem comercial.
Como falamos no artigo Como utilizar o WhatsApp como estratégia para alavancar suas vendas?, pesquisas revelam que esse é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, sendo que mais de 96% dos usuários de redes sociais, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 165 milhões de usuários.
Por isso, é importante que você não apenas utilize essa ferramenta em sua estratégia de vendas, como procure fazê-lo da melhor maneira possível. Para isso, trouxemos 9 dicas para você escrever as melhores mensagens de venda para WhatsApp. Confira:
1- Apresente-se e seja cordial
Essa é uma dica primordial e serve para qualquer abordagem comercial direta ou prospecção ativa. Uma mensagem sem identificação, além de desagradável, é perigosa e gera desconfiança no cliente. Se for uma mensagem de venda, como é o caso aqui, uma boa apresentação torna-se ainda mais vital.
Lembre-se de dizer seu nome completo, cargo e empresa que representa. Se possível, informe onde obteve o contato e por que está mandando uma mensagem já nas primeiras linhas.
Também é muito importante que você seja cordial, utilizando saudações e perguntando como o cliente está. Lembre-se de evitar saudações que conotam temporalidade, como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.
Exemplo de mensagem de apresentação:
Olá, primeiro nome. Tudo bem?
Meu nome é fulano e eu sou SDR na Empresa. Você disponibilizou o seu número de celular no nosso último evento e eu estou entrando em contato para…
2 – Utilize os recursos de formatação disponíveis
O WhatsApp oferece uma série de recursos de formatação que podem ajudá-lo a passar a mensagem que precisa de forma mais clara. Isso vai desde os famosos emojis, que podem ser utilizados com moderação, até recursos de texto que ajudam a destacar informações importantes.
- Itálico: para escrever sua mensagem em itálico, insira o sinal de sublinhado antes e depois do texto: _texto_
- Negrito: para escrever sua mensagem em negrito, insira um asterisco antes e depois do texto: *texto*
- Tachado: para tachar sua mensagem, insira um til antes e depois do texto: ~texto~
- M o n o e s p a ç a d o: para escrever sua mensagem monoespaçada, insira três sinais graves antes e depois do texto: “`texto“`
3 – Personalize suas mensagens
A personalização garante que a sua mensagem, mesmo que enviada em massa, pareça que foi escrita especialmente para cada cliente. Ajuda a evitar a frieza das mensagens automáticas e concede um tom menos robótico às abordagens.
Existem várias maneiras de fazer essa personalização, a mais simples é utilizar uma ferramenta que integre a sua base de dados e faça o disparo automático. Vamos explicar melhor essa função na dica 9. Continue a leitura.
4 – Simplifique
Nada de conteúdos complicados e mensagens muito longas. Simplifique. Fale o que você precisa de forma direta. O WhatsApp é uma ferramenta utilizada, normalmente, de forma pessoal. Por isso, invista em mensagens informais, evitando termos complexos ou muito rebuscados.
5 – Revise o que escreveu
Escrever de forma simples e informal não significa escrever com erros gramaticais. Sua mensagem precisa estar muito clara e coesa. Erros ortográficos irão dificultar a compreensão e, consequentemente, atrapalhar o seu objetivo. Revise as suas mensagens e, se possível, envie um teste para verificar também as personalizações, formatações etc.
6 – Utilize as metodologias de vendas na hora de criar as mensagens
Chegou a hora de você colocar em prática todas as técnicas de venda que aprendeu. Seja o SPIN Selling, Rapport, Neurovendas ou uma junção dessas metodologias. Você pode utilizar essas técnicas para auxiliar na qualificação dos seus leads e entender quando esse cliente estará pronto para avançar no seu funil.
7 – Inclua um CTA poderoso
CTA ou Call to Action é, como diz a tradução literal, uma chamada para a ação, e funciona para direcionar o potencial lead a executar um comando que você deseja.
Utilizar um CTA ajuda a destacar essa ação, tornando-a uma prioridade dentro da sua mensagem. Você pode fazer isso nas suas mensagens de WhatsApp chamando o cliente para visitar seu site, um produto específico, preencher um formulário ou qualquer outra ação que faça sentido na sua estratégia.
8 – Tenha um script de mensagens predefinidas
O ideal é que suas mensagens de prospecção via WhatsApp façam parte da sua estratégia de vendas. Para isso, você deve prever quais mensagens serão enviadas, para quais clientes e em qual momento de decisão de compra.
Isso irá permitir que você escreva antecipadamente as mensagens, colocando-as em um fluxo e talvez alternando com envios via outros canais, como e-mail e até ligações. Também irá facilitar para que todo o time de vendas tenha acesso ao documento, tornando a sua comunicação unificada.
Agora é caprichar no script, prevendo personalizações, formatações e revisando todas as mensagens.
9 – Integre com o seu CRM!
E por último, mas não menos importante, utilize uma plataforma de vendas e CRM para integrar o WhatsApp, usar a personalização e disparar mensagens em massa para seus prospects, leads e clientes. Faça isso de forma automatizada, a Redrive, que permite integração completa com WhatsApp e outras redes sociais, mensagens em massa para prospecção ativa, gestão de contatos, funil de vendas, multiatendimento, chatbots com Inteligência Artificial, para você fazer o trabalho com qualidade e ótimas vendas!