O planejamento tributário é um imperativo para qualquer empresa que busque se destacar e ganhar competitividade. Um dos grandes aliados da contabilidade nesse cenário é a tecnologia, que pode proporcionar uma atuação em nichos e com automação de atividades relacionadas ao Fisco, liberando os contadores para oferecer assistência sob medida para os clientes.
Uma pesquisa da Studio Fiscal publicada em 2018 mostrou que 76% das empresas do Simples Nacional e 95% das organizações enquadradas no Lucro Presumido ou Lucro Real pagaram mais impostos do que deviam. Esse problema ocorre principalmente quando há erros na classificação das atividades.
Para sanar esse tipo de problema, a contabilidade contemporânea passou a incorporar a tecnologia com o propósito de automatizar as relações com as três esferas de Governo. Assim, os contadores passam a atuar de maneira mais consultiva, mostrando caminhos para que o empreendedor economize dinheiro e faça uma melhor gestão financeira do negócio.
“A imensa maioria dos empreendedores não utilizam a informação da contabilidade para a tomada de decisão. Isso tipicamente está relacionado com o fato de que a contabilidade só chega à mão do empresário depois que os fatos já aconteceram”, afirma Érico Azevedo, CEO da Fica Tranquilo e entrevistado do episódio 169 do podcast Café com ADM.
Ouça o episódio abaixo e, a seguir, confira outros trechos em destaque.
“A tecnologia serve para aproximar o cliente do contador, fazer uma consultoria assertiva e pagar os impostos corretamente”, explica, diferenciando a ideia de contabilidade online “self-service” da contabilidade estratégica, na qual o contato com um profissional é imprescindível.
“A grande revolução que a tecnologia digital traz é a possibilidade de automação, mas apenas daquelas tarefas que não dizem respeito à relação com o cliente, e sim que dizem respeito à relação com o Fisco. Toda essa prestação de contas, tudo isso pode ser bem automatizado”, afirma Érico.
“A parte do atendimento, da atenção, do cuidado, aí não há o que fazer. O papel do contador é um papel de conselheiro, de pessoa de confiança. Os clientes nos ligam pra perguntar de tudo, de registro de marca ao que fazer em relação aos impostos quando vão contratar um funcionário. Para os pequenos negócios brasileiros, o papel do contador é essencial”, conclui.
Na entrevista, ele narra o caso de uma cliente que, antes de procurá-lo, teve um prejuízo de R$ 30 mil em um ano por conta de uma classificação errada de atividade. Ela é vendedora e foi enquadrada como consultora de vendas no Simples Nacional.
“É diferente, a consultoria de vendas cai em um anexo e a atividade de vendas cai em outro anexo do Simples Nacional. No fim, ela emitiu as notas erradas e pagou o imposto de forma errada, chegou a perder mais de R$ 30 mil no ano passado”
“Um dos grandes desafios da contabilidade online é trabalhar com nicho; você precisa saber qual é o seu nicho. Se você atende a todo tipo de cliente, como vai conseguir dar a atenção devida a um pequeno cliente? Ele precisa, ele merece essa atenção”, considera o especialista contábil.