Você vê filmes ou séries diariamente em plataformas de streaming? A grande maioria dos brasileiros também, de acordo com recente estudo encomendado pela Roku e realizado pelo Instituto FSB Pesquisa.
Segundo o levantamento, que consultou 2 mil consumidores com idade a partir de 18 anos entre 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro deste ano, 75% dos brasileiros utilizam serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e HBO Max todos os dias. Assistir a programas em sites ou apps do tipo também foi considerada a atividade preferida em comparação a 9 de outras 12 apresentadas, incluindo ler um livro (74%), assistir a um jogo de seu time de futebol (68%), sair com amigos (63%), praticar esportes (61%) e ir a uma festa ou show (61%). As únicas apontadas como mais atrativas para os entrevistados foram ir à praia (39%), passar tempo com a família (32%) e fazer sexo (25%).
O diretor de marketing para a América Latina da Roku, Luis Bianchi, comentou que “os resultados demonstram que estamos, de fato, vivendo a década do streaming e que essa forma de consumir conteúdo veio mesmo para ficar”. “Durante o momento mais crítico da pandemia, vimos um aumento do consumo de streaming, mas, mesmo com a retomada da rotina das pessoas, continuamos a ver esses hábitos”, acrescentou.
Entre outros dados do estudo, foi identificado que 87% dos consumidores já maratonaram uma série, e cerca de 80% preferem que os episódios de uma produção do tipo sejam disponibilizados de uma vez. Sobre o suporte, 75% gostam mais de consumir os conteúdos a tela da TV, contra 17% no smartphone e 15% no computador. A pesquisa também listou as 5 atrações mais citadas pelos entrevistados como as melhores do streaming em 2021: “La Casa de Papel”, “Round 6”, “The Witcher”, “Lúcifer” e “Homem-Aranha”.
Também vale citar que nada menos que 70% deles disseram preferir as plataformas online aos cinemas.
(com Exame)