Arquivos PDFs podem ser usados para diversas finalidades. E uma dessas finalidades consiste em compartilhar material de marketing, bem como usar o arquivo como lead magnet para atrair leads para o seu negócio. Independentemente do objetivo que você tem, é essencial que o seu PDF seja facilmente encontrado pelos usuários. E fazer uso de Search Engine Optimization (SEO) pode ser o grande diferencial para que mais pessoas baixem o seu arquivo.
#1 Crie um título com a sua palavra-chave principal
O primeiro ponto para que o seu PDF seja otimizado para SEO é fazer uma breve pesquisa das principais palavras-chave que devem ser inseridas nele. Após encontrar as principais keywords para usar em seu documento, certifique-se de incorporá-las no título, de preferência, no começo da frase.
Por exemplo, se você quer vencer material sobre as melhores câmeras para fotógrafos, deve usar uma palavra-chave que faça sentido para essa audiência logo no início do PDF. Afinal, isso despertará o interesse do leitor logo de início em seu documento, o que aumentará a chance dele baixá-lo.
#2 Use palavras-chave ao longo do seu PDF
Inserir a palavra-chave no título do seu PDF não é o suficiente. É importante que esse termo apareça mais vezes ao longo do seu documento. Uma dica de ouro é inserir a palavra-chave logo nas linhas iniciais do seu arquivo. Afinal, engajar o leitor logo no início do seu PDF é essencial para mantê-lo engajado ao longo do documento.
#3 Crie uma descrição otimizada do seu artigo, incluindo a palavra-chave
Os PDFs permitem que você crie uma descrição sobre o seu arquivo. Mais uma vez, a palavra-chave entra como elemento essencial para incluir nesse espaço. Afinal, a descrição do seu documento será otimizada e o leitor saberá exatamente do que ele se trata antes de baixá-lo. Lembre-se de tentar iniciar a descrição com a palavra-chave, já que esse pode ser o principal motivo pelo qual o leitor quer ler o seu documento.
#4 Organize o seu PDF
As melhores práticas de SEO envolvem organizar bem o seu texto para apresentá-lo aos seus leitores. Isso significa dizer que o seu PDF deve ter subtítulos bem organizados e precisos, já que essa navegabilidade otimizada permite ao leitor encontrar o que ele deseja de maneira rápida, além de permitir que haja uma sequência lógica para o seu arquivo.
#5 Preencha o alt text de imagens
A descrição de suas imagens é importantíssima para garantir que o seu PDF esteja de acordo com as boas práticas de SEO. Caso você queira usar parte do seu arquivo PDF como imagem para exemplificar o que você está explicando, poderá converter PDF em JPG e recortar somente a área que você deseja. Mas é essencial inserir o alt text em sua imagem para que ela seja otimizada para mecanismos de busca.
#6 Adicione links
O PDF em si pode ser somente o primeiro passo que o seu cliente dará na jornada que ele começou. Muito usado como lead magnet, o PDF deve conter links permitindo que o leitor vá além do conteúdo que ele está lendo e encontre mais informações sobre o tema em seu site, redes sociais, entre outras opções. Além disso, é importante adicionar também links externos a sites com boa autoridade, o que reforça a confiabilidade do seu arquivo para mecanismos de buscas.
#7 Comprima o seu PDF
Arquivos extremamente pesados são difíceis de carregar, além de pesarem na página que você apresentá-los. Por isso, comprimir o seu PDF é uma boa prática para garantir que as pessoas possam baixá-lo rapidamente e acessar as informações que estão disponíveis. Entretanto, é importante ter em mente que a compressão pode comprometer a qualidade de suas imagens. Por isso, certifique-se de fazê-lo apenas se o seu arquivo for realmente muito pesado.
Crie PDFs otimizados para SEO
Agora que você conhece diversas dicas para criar PDFs otimizados para SEO é hora de colocar o seu conhecimento em prática e criar arquivos que terão mais chances de aparecer em mecanismos de buscas online. Para pesquisar palavras-chave você pode usar o serviço do Google Keyword Planner, o qual é gratuito e permite que você obtenha dados de competitividade, bem como ideias de novas palavras-chave.
Lembre-se de sempre atualizar o seu PDF ao longo do tempo. Afinal, no mundo digital, a informação fica desatualizada rapidamente. Por isso, oferecer conteúdo otimizado e atualizado é um grande diferencial para fazer com que mais pessoas possam baixar o seu PDF e entrar na jornada do cliente em seu negócio.