O trabalho de um gestor deve ir além da gestão administrativa. Para ser um bom líder e administrar com excelência, é preciso ter consigo uma lista de competências que vão ajudar no dia a dia da empresa, seja ela grande, seja pequena.
Neste 9 de setembro, Dia do Administrador, o Administradores elenca algumas das principais habilidades necessárias para liderar e gerir:
Foco
É muito fácil perder o foco com os problemas da realidade e visões de terceiros. Manter o olhar sobre o objetivo é essencial. É o líder quem vai guiar sua equipe em direção a um bom resultado. Um líder trilha o caminho ainda não traçado e deixa um rastro para que outros o sigam!
A arte da negociação
De acordo com George Kohlrieser, a negociação deve estar presente no mindset de um líder. Nem sempre seus planos poderão ser executados da maneira que você quer. Para isso, é preciso entrar em acordos com outras pessoas. O palestrante diz ainda que a negociação deve ser divertida. Para qualquer divergência que apareça, você encontrará uma forma de lidar com ela.
Comunicação
A vida requer comunicação, tanto no âmbito profissional, como no pessoal. É preciso saber a importância de manter os laços humanos, e para isso a comunicação formal necessita ser emocionalmente inteligente.
Isso também significa saber “colocar o peixe na mesa”. É melhor sempre falar a verdade do que receber e dar comentários negativos. Contudo, o líder se comunica de uma forma com que os outros consigam captar sua mensagem de maneira clara e objetiva. Além disso, quando a comunicação é bem feita, as pessoas não saem feridas, o que nos leva para a próxima competência.
Empatia
Um bom líder diz a verdade, mas com empatia e conexão. É importante ser bom no diálogo. Seus colaboradores, negociantes e clientes agradecem por isso. Um gestor respeita os limites pessoais de cada um e trabalha no sentido de suprir as expectativas dos seus colaboradores.
Jogo de cintura
Todos passam por situações difíceis. O líder, no entanto, não se sente como refém de uma circunstância e faz o melhor dentro dela. Além disso, lembre-se de aproveitar. Muitos líderes olham para trás e lembram que estavam tão focados em coisas que abarrotavam seus cérebros, que esqueceram de aproveitar o que faziam. Liderar deve ser proveitoso, algo que se goste de fazer. Lembre-se de que o momento que você está vivendo agora nunca acontecerá novamente.
Delegar
Nenhum homem é uma ilha, como disse John Donne. É importante saber trabalhar em equipe e quando delegar tarefas para outras pessoas. Um bom gestor deve também reconhecer o momento de pedir ajuda. Além de saber delegar, é preciso admitir quando estiver errado ou mesmo quando não souber de algo. Saber suas vulnerabilidades é o que leva à inovação e ao desenvolvimento profissional.
Sem dúvida, não é fácil se tornar um líder. Não basta conduzir bem o time no dia a dia; é preciso pensar de maneira estratégica, planejar e executar ações que levem a empresa para a frente. Bons líderes fazem esse trabalho melhor quando podem contar com uma equipe ao seu lado. Por isso, busque pessoas que posam alavancar seu projeto.
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