5 informações essenciais para quem quer abrir uma loja online
Dica importante: escolha bem a plataforma de vendas
O e-commerce brasileiro tem se desenvolvido a passos largos e, desde 2014, sua taxa de crescimento é imensamente superior ao da economia brasileira. Definitivamente, é um segmento que ainda não descobriu o que é crise. Em 2017, o faturamento foi de R$ 47 bilhões, registrando um crescimento de 9,23% em relação a 2016, segundo levantamento feito pela BigData Corp. O mesmo estudo apontou também que o número de lojas virtuais no país já passa de 600 mil.
Esses números mostram um amadurecimento do mercado, que ganha cada vez mais confiança do consumidor e tem ampliado o volume de vendas. Mas traz também desafios: maior concorrência, necessidade de estratégias mais elaboradas para atrair clientes, gestão logística, dentre outros.
Pensando nisso, listamos aqui 5 pontos que consideramos essenciais para uma loja online ter sucesso e que você, que está pensando em abrir um negócio online, deve saber. Confira:
Entender o mercado
Antes de pensar em produtos, plataformas e estratégias de marketing, é fundamental compreender o mercado, avaliar demandas, identificar oportunidades e alinhar caminhos eficientes para conquistar espaço. É comum achar que, por estar na internet, toda loja virtual pode e deve vender para todo o Brasil ou mesmo para o exterior. Mas, muitas vezes, explorar nichos regionais é mais vantajoso. Lembre-se de que vivemos num país de dimensões continentais, com uma infraestrutura logística ainda bastante complicada e custos elevados. Enfim, esse é apenas um exemplo de quão importante é analisar o cenário antes de tomar qualquer decisão. Nessa etapa, deixe a mente e o coração abertos e tente se livrar de ideias e planos pré-estabelecidos, porque eles podem acabar levando você para uma cilada.
Entender o negócio
Compreendida a realidade externa, é hora de se voltar para dentro. Uma loja online precisa ser administrada como qualquer outro tipo de empresa, mas tem suas especificidades. O fluxo de entrada de clientes, por exemplo, costuma ser bem diferente do de negócios físicos. Nessa etapa, você deve analisar e tomar as decisões certas para colocar o negócio de pé e fazê-lo funcionar. Lembre-se de que o consumidor online busca facilidade e quer poder interagir com sua marca no site, no Facebook e no Whatsapp; entenda que uma equipe especializada é fundamental quando a loja começa a ganhar escala; escolher as melhores ferramentas para sua rotina e tipo de negócio é fundamental para evitar prejuízos e retrabalhos (que também são prejuízos).
Escolher bem a plataforma de vendas
Chegamos finalmente às questões mais práticas. Daqui em diante, você vai precisar tomar muitas decisões importantes e a primeira delas é em relação à plataforma onde vai colocar sua loja. Nessa hora, existem basicamente dois caminhos: desenvolver ou alugar. E aqui vai nosso primeiro conselho: alugue. Justificamos por quê:
1 – As plataformas já existentes no mercado são aperfeiçoadas cotidianamente em busca de maior eficiência. Ao criar uma do zero, você vai reinventar (e, muito provavelmente, não tão bem) uma roda que já existe e funciona muito bem;
2 – O custo de desenvolvimento costuma ser bem maior e em pouco tempo você vai precisar fazer um novo site e um novo sistema de gerenciamento, para poder acompanhar a evolução de um mercado que se transforma todos os dias; ao utilizar uma plataforma existente, seu negócio estará sempre atualizado, sem que haja necessidade de pagar nada além do que você já paga pela utilização do serviço;
3 – Ao utilizar uma plataforma alugada, seu negócio não fica engessado e tem à disposição inúmeras ferramentas e complementos, para que faça testes, diferencie ofertas e encontre a melhor estrutura para seu negócio. Ao desenvolver do zero, você fica refém do que criou inicialmente.
Para quem não entendeu ainda o que significa “alugar” uma plataforma, uma breve explicação: existem no mercado empresas que oferecem serviços especializados para quem deseja abrir lojas online. O que essas empresas entregam: a plataforma para hospedar os produtos e gerenciar suas atividades. Para usar esses serviços, você paga geralmente uma mensalidade fixa (ou anuidade) e também pode optar por ser cobrado por vendas (a cada negócio fechado, um percentual vai para a empresa que lhe presta esse serviço).
Nós recomendamos muito, para você que quer abrir uma loja online, conhecer a Loja Integrada, plataforma que existe há 5 anos, é uma das principais referências de sua área na América Latina e tem absolutamente tudo de que você precisa para começar a vender pela internet. E o melhor: dá para começar sem pagar nada. Isso mesmo! A empresa tem uma visão muito interessante nesse sentido: para fomentar novos negócios na área, ela assume esses custos dos primeiros passos de novos empreendedores no segmento. Só mais à frente, quando sua loja estiver gerando resultados e você precisar incrementar sua estrutura, ela começa a cobrar.
Acesse e conheça: https://lojaintegrada.com.br/
Mobile, mobile, mobile
Em 2017, 36% das compras online foram feitas pelo celular. Esse número vai crescer, crescer, crescer até o ponto em que o desktop, nosso computador tradicional, vai ser apenas um resquício nas estatísticas. E o motivo é simples: estamos conectados a todo instante pelo celular, que carregamos com a gente para onde vamos. O computador, só ligamos de vez em quando. Por isso, pense sempre na interface mobile como crucial em sua estratégia. Tenha um site responsivo (a propósito, todos os modelos da Loja Integrada são adaptados para celulares), uma interface simples para conversão mobile (ofertas, exposição dos produtos, botões de compras, checkout etc.) e dê atenção à fontes de tráfego com boa presença nos celulares (Instagram, Messenger, Whatsapp etc.).
Construa relacionamento
O consumidor online não está em busca de empresas que lhe vendam produtos, ele quer amigos que resolvam seus problemas. Se sua marca for um robô frio e impessoal, você não vai muito longe. Humanize suas interfaces e construa relacionamentos com seus públicos. Isso é fundamental para crescer e se consolidar.
BÔNUS
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