Como proprietário de pequena empresa, pode-se pensar que a marca é algo que é melhor deixar para a Apple, Google e Mcdonald’s do mundo.
Na realidade, não importa quão grande ou pequena seja nossa empresa; se está no mercado, deve-se pensar na marca.
As grandes empresas têm orçamentos maiores para gastar em marca. Entretanto, não é necessária uma conta milionária como a da Apple para construir uma estratégia de marca de forma efetiva desde zero.
Há muitas coisas que podem ser feitas para ajudar sua empresa a destacar-se, chamar a atenção de seus clientes e fazer com que sua empresa seja memorável sem gastar muito.
Veremos cinco estratégias de marca que ajudará a levar sua pequena empresa para o próximo nível.
1 – Defina sua identidade de marca
A marca é mais que só um logotipo que leva sua página na internet. Sua marca é quem você é como empresa; são seus valores e sua missão, é a forma como você trata seus clientes, é a aparência dos seus recursos visuais. Portanto, antes de avançar com as etapas mais táticas na estratégia de sua marca (como desenhar seu logotipo), deve dedicar-se tempo para esclarecer quem você é como empresa, em outras palavras, sua identidade de marca.
Existe alguns passos para o processo:
Descubra quem você é
Se já têm uma ideia clara de quem você é, isso é ótimo, mas se não tem, tudo bem também. Este é o momento de fazer um pequeno exame de consciência corporativo.
Fazer algumas perguntas mais profundas pode ajudar a descobrir quem você é e quem você quer ser como marca. Quando definida a identidade da sua marca, faça perguntas como:
– Se tivesse que descrever minha empresa em três palavras, quais seriam?
– Por que quero ser conhecido no mercado?
– Quais são as principais missões e valores da minha empresa?
– Que tipo de diferença quero fazer no meu setor?
Quanto mais claro tenha sobre quem você é e o que você é, mais poderá inserir essa identidade na sua marca, como resultado sua marca se destacará mais e atrairá a atenção dos clientes.
Descubra quem são seus clientes-alvo
Pode soar óbvio, mas existem toneladas de pequenas empresas que focam tanto em descobrir quem são e que tipo de produtos e serviços querem oferecer que descuidam completamente para quem estão vendendo esses produtos ou serviços e sua marca sofre como consequência.
Reserve um tempo para definir seu cliente ideal. Quem são? Qual idade será alvo? Qual poder econômico e escolaridade eles têm? Qual a predominância de gênero? O que esses estão buscando nas empresas com as quais fazem negócios? O que é importante para eles? Quando usariam seu produto ou serviço e porque eles o necessitam?
Quando saiba quem é seu público-alvo, poderá usá-lo para nortear sua estratégia de marca, e o resultado final será de uma marca que se conecta com os clientes, com os quais deseja trabalhar de verdade.
Estabeleça seu POD (ou marca “molho especial”)
Não importa o que seu negócio faz, o mais provável é que exista outras empresas fazendo o mesmo. Portanto, se deseja que seu negócio se destaque, deve descobrir o que fazer para sobressair e ter um diferencial.
O que faz com que sua empresa seja diferente dos seus concorrentes é denominado ponto de diferença (POD). Seu POD é o que te faz especial, é o que faz com que um cliente escolha sua empresa para fazer negócios em detrimento de seus concorrentes e deve ser aplicada em todas as partes da sua estratégia de marca.
Seu POD não tem porque ser algo devastados. Pense desta maneira: se sua empresa é um BIG MAC, seu POD é “seu molho especial”, fazendo com que sua empresa seja unicamente você. Utiliza somente ingredientes de procedência idônea em seus produtos? Tem o melhor serviço ao cliente no mercado? A empresa da sua família atende à comunidade há várias gerações? Seja o que for, descubra o que fazer para que seu negócio se destaque e utilize esse POD diretamente na sua identidade de marca.
Mas também tenha claro o que está funcionando no seu setor.
Deseja que sua marca se destaque e seja diferente. Mas se deseja ter uma estratégia de marca mais efetiva, também deve estar a par do que funciona e o que não funciona no seu setor.
Avalie seus concorrentes e o que estão fazendo. Visualiza alguma tendência? Por exemplo: suponhamos que será lançado uma nova empresa de consultoria financeira, e quando avalia seus concorrentes, observa que todos têm escala de cores neutras no desenho do seu logotipo ou todos centralizam suas forças de marketing no facebook no lugar do Instagram. Embora você não deseja roubar ou prejudicar a marca dos seus concorrentes, fazer um balanço das tendências do setor pode dar-te uma ideia do que está se conectando com seu mercado ideal, o que é mais importante e o que não, assim você pode construir sua identidade de marca com consciência.
2 – Seja visual com sua marca
Uma vez que tenha definido quem você é, quem são seus clientes, o que o torna especial e o que está funcionando no seu setor, está na hora de começar a desenhar sua marca.
Aqui têm algumas coisas que necessitará para criar a aparência da sua marca
– Um guia de estilo de marca. Antes de começar a desenhar sua marca, é importante saber os detalhes da sua estratégia, como a paleta de cores de sua marca, as fontes e o desenho do que deve conter e o que não deve. Um guia de estilo de marca é uma excelente maneira de organizar os detalhes do seu desenho e assegurar que você, seu desenhador e qualquer pessoa que trabalhe na sua marca esteja na mesma página com a direção da sua marca.
– Um logo. Seu logotipo é a cara da sua empresa, é a primeira coisa que a maioria dos seus clientes verão quando encontrarem sua marca, e é o ativo visual que estará relacionado mais estreitamente com seu negócio. Seu logotipo deve ser a primeira coisa a ser desenhada, já que atuará como ponto de partida para todas as suas outras imagens (como sua página na internet e seus cartões de visita).
– Cartões de negócio. Se você está no mercado, precisa de um cartão de visita e o desenho deve coincidir com seu logotipo e seus outros recursos de design.
– Um website. Sua página na internet é a propriedade digital da sua empresa, quando as pessoas visitam sua página na internet, a aparência e a clareza das informações devem ser consistentes com o resto da sua marca.
Dependendo do setor, é possível que necessite de recursos adicionais (como embalagem do produto ou o papel timbrado), mas, o mais importante que deve ter em conta? Não importa onde um cliente encontre sua marca, seja ao ver seu logotipo ou ao visitar sua página na internet ou analisando um dos seus produtos na loja, a aparência, a sensação e o desenho devem ser consistentes. Se sua marca não é coerente, corre o risco de confundir seus clientes, e uma vez confundidos, poderá perdê-los para a concorrência.
3 – Estabelecer-se como um especialista no assunto com o conteúdo correto
Como pequena empresa, é possível que não tenha um orçamento grande para ações publicitárias. Felizmente, não é necessário gastar muito dinheiro em publicidade para se colocar na frente das pessoas certas. Existe uma maneira melhor, mais fácil e acessível de divulgar seu nome e esse é o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo funciona em muitos níveis. Primeiro, ele oferece a oportunidade de mostrar sua experiência no setor; ao estabelecer-se como um especialista em recursos e assim em seu campo, seu público-alvo confiará em você e quando chegar o momento de escolher uma empresa para fazer negócios, você será o primeiro lugar que eles irão procurar.
O marketing de conteúdo também é uma ótima estratégia porque te dá a oportunidade de fortalecer sua marca. Ao desenvolver uma voz forte da marca (e logo transmitir essa voz em todo seu conteúdo) reforça quem você é e o que é importante para seus clientes, o que fortalece o relacionamento e ajuda a impulsionar o negócio.
E se você necessitar de outro motivo para o marketing de conteúdo ser tão eficaz para pequenas empresas? É acessível, mesmo que esteja trabalhando com um orçamento reduzido pode-se fazer com que o conteúdo funcione para você.
A chave do sucesso com o uso do conteúdo como estratégia de marketing é criar o conteúdo correto. Faça uma pesquisa para descobrir que tipos de perguntas seus clientes estão fazendo e logo crie um conteúdo que responda essas perguntas.
Por exemplo, digamos que você é dono de uma padaria local e após algumas pesquisas, perceba que seus clientes estão procurando por receitas e guias para fazer seu próprio pão. Você pode criar uma publicação de blog ou um vídeo de marca que descreva os conceitos básicos da panificação, a ciência por trás do pão, os ingredientes necessários e como obter o crescimento e crosta perfeitos. Esse tipo de conteúdo proporciona um aumento significativo para seu público, no entanto, quando chegue o momento de quererem sair e comprar pão (por que, sejamos realistas, ninguém quer fazer seu próprio pão o tempo todo), você será o primeiro lugar que irão visitar.
O ponto é que existe uma tonelada de informação sobre seu setor que seus clientes querem saber e precisam saber. E pode-se agregar valor e responder suas perguntas através do seu conteúdo que irá gerar confiança nesses clientes e essa confiança se traduzirá em negócios.
4 – Procure oportunidades de parceria
As pessoas gostam de fazer negócio com marcas nas quais elas confiam. Mas você sendo uma nova marca no mercado, pode levar certo tempo para estabelecer essa confiança. Uma ótima forma de acelerar o processo? Busque oportunidades de parcerias com outras marcas das quais seus clientes já trabalham.
Pense nisso como uma construção de confiança por procuração; se apresenta a seus clientes sua marca em uma marca que eles já conheçam e confiam, muito provavelmente estenderão essa confiança a você e como consequência ofereçam seu negócio.
A chave do sucesso com esta estratégia? Encontrar negócios com públicos similares, mas não competitivos. Por exemplo: digamos que está lançando uma nova barra energética direcionada a atletas de resistência. Poderia procurar parceria com organizadores de corridas locais para incluir sua barra nas bolsas de brindes, deixar amostras em lojas para corredores ou se oferecer para escrever postagens de convidados em blogs populares para atletas de resistência. Todas essas empresas têm o público-alvo que você deseja alcançar, atletas de resistência, mas nenhuma delas é concorrente direto, o que as tornará muito mais dispostas a trabalhar com sua empresa.
5 – Seja um super-herói para seus clientes
Se realmente quer se destacar no mercado hipercompetitivo dos dias atuais, não é suficiente falar, é necessário caminhar o caminho.
Sua marca é muito mais que seu logotipo, suas estratégias de marketing ou como atrai a atenção dos clientes, é sobre o que você faz quando se conecta com seus clientes. A reputação que ganha e o que os clientes dizem pelas suas costas, é a parte mais importante da sua marca.
É por isso que se você deseja ter sucesso a longo prazo, deve ser um super-herói para seus clientes e fazer com que o serviço ao cliente seja sua prioridade máxima.
Pense: O que é melhor para ser reconhecido que proporcionar o mais alto nível de serviço a seus clientes? Se seus clientes tiverem uma experiência positiva toda vez que interagirem com sua marca, eles continuarão voltando e também contarão a seus amigos.
Agora, uma coisa deve-se ter em conta que é o atendimento ao cliente é maior que qualquer interação ou departamento. Se realmente deseja viver e respirar o atendimento ao cliente, você deve proporcionar uma experiência positiva e constante para seus clientes, sem importar como, quando e porque eles interajam com sua marca.
Procure oportunidades para melhorar a experiência do cliente dentro da sua empresa. É confuso fazer um pedido na sua página de internet? Remodele o desenho para que seja mais intuitivo para seus clientes. É incômodo fazer uma devolução? Envie aos clientes uma etiqueta de devolução pré-paga e instruções claras e objetivas para que o processo seja mais fácil e direto. O ponto é que quanto melhor você puder fazer a experiência do cliente, mais você será conhecido como uma empresa que se preocupa pelos seus clientes e mais clientes terá como resultado.
Comece sua estratégia de marca
Você não precisa gastar um braço e uma perna para qualificar de maneira efetiva sua empresa. Tudo o que precisa é de um pouco de criatividade e uma boa e difícil palavra antiquada.
E agora que sabe como efetivamente (e de forma econômica!) marcar sua pequena empresa, tudo o que resta a fazer? Vá e consiga a marca!
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