O e-commerce segue crescendo e traz consigo novas oportunidades para comprar e vender pela internet. Uma das formas são os marketplaces, que, de acordo com o Ebit|Nielsen, representam 78% de participação das vendas online voltadas para o consumidor.
Os marketplaces têm se tornado essenciais para os menores vendedores, que ainda não têm o know how e as funcionalidades do e-commerce bem definidas, e para os grandes players, que têm a loja funcionando e um público mais fidelizado, mas que até então tinham limitações de produtos. Unindo forças com outros comerciantes, eles melhoram a experiência dos clientes, ofertando e entregando uma gama maior de produtos e atingindo mais consumidores.
Pensando nessa ampliação de público, trago aqui 5 dicas de como destacar sua loja em marketplace, independentemente do segmento em que atue:
1. Tenha planejamento estratégico
Ao selecionar os produtos que irá vender, conheça os parceiros, verifique a data de validade de perecíveis, a forma de logística, o cumprimento dos prazos – tudo que não pode acontecer de errado com o pedido do seu cliente.
2. Organize os produtos de maneira adequada
Ao visitar a loja, o consumidor precisa encontrar aquilo que procura de forma fácil; caso contrário, há o risco de ele abandonar sua loja. A classificação deve corresponder ao título, às características e às necessidades do público.
3. Dedique um tempo para a descrição dos produtos
Já que o cliente não consegue ter contato com o que está comprando, quanto mais informações sobre o item houver, maior a chance de ele comprá-lo; por isso, complemente com fotos atrativas e reais.
4. Entrega rápida e eficiente
Verifique sempre os estoques e a disponibilidade dos itens. É frustrante não receber seu pedido ou receber errado.
5. Pós-venda
É importante verificar com seu cliente como foi a experiencia da compra, os pontos fortes e positivos, e os de melhoria, assim é possível você aperfeiçoar seu negócio.
Destacar sua loja em um marketplace é fundamental em um cenário tão competitivo como o atual. Atenha-se aos detalhes e à melhor experiência de compra para que seu cliente retorne e indique sua loja.
* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do Brasil, ocupando 70% de market share no país, com mais de 400 mil entregas feitas por ano.