Como se diferenciar onde há tudo? É difícil imaginar que alguém nunca tenha efetuado uma compra na internet, e também é complicado pensar que não exista algum produto que está à venda na grande rede de computadores. Por isso a resposta para como se diferenciar e não ser apenas mais um com seu e-commerce é válida, mas difícil de responder.
Uma boa forma de começar é pensar em qual seria seu diferencial se sua loja fosse física, ou, então, o que diferencia ou diferenciava seu comércio quando ele abria suas portas.
A experiência é tudo
É natural pensar que o produto oferecido é o que diferencia sua loja, e com certeza isso faz parte. Mas a experiência de compra, algo mais complexo, é o que verdadeiramente diferencia uma loja da outra, especialmente em um lugar onde a concorrência sempre existirá.
Uma loja física em uma cidade pequena pode se orgulhar de ser a única que vende vinhos europeus na região, mas não pode fazer o mesmo na internet. Por isso, pensar na experiência do cliente é vital. Primeiro de tudo, leve seu tempo para pensar no design, os cliques que o cliente precisa dar para comprar, como funcionará o carrinho, quais serão as formas de pagamento, enfim, as facilidades que o cliente terá para efetuar uma compra no seu site.
Outra parte dessa experiência se encaixa no segundo item.
Crie uma relação e fidelize seus clientes
A palavra fidelização não é nova no mundo do comércio, mas na internet se faz ainda mais necessária porque há várias lojas oferecendo o mesmo produto. Ter clientes fiéis é cada vez mais difícil.
As estratégias usadas para fidelizar clientes variam bastante. Os sites de cassino online têm uma competição ferrenha entre eles, com dezenas operando nos mesmos mercados. Por isso todos eles oferecem um Bônus Casino Online, que dá um extra para o primeiro depósito efetuado pelo novo cliente ou então por atingir certas marcas.
O bônus mais comum dobra o valor do primeiro depósito que o cliente faz após se cadastrar, até um certo limite. Ou seja, quem criar uma conta é premiado por isso.
As estratégias de pontos e cashbacks também são bastante comuns em todo tipo de comércio eletrônico, especialmente nas grandes lojas. A ideia é sempre a mesma: volte a comprar aqui e ganhe um desconto por isso.
Esteja presente
A internet possibilita que uma empresa esteja mais presente para os consumidores em geral do que uma loja. Isso cria a possibilidade de vendas sem que o cliente estivesse pensando e planejando ativamente em comprar um produto, mas foi convencido pela oportunidade apresentada.
Investir em anúncios no Facebook e Google é uma forma de expor as suas promoções e apresentar os possíveis bons negócios que podem ser feitos. Mas também é interessante, mediante posicionamento nas redes sociais e criação de conteúdo no YouTube, Instagram ou até em um blog no seu site, criar um conteúdo interessante que vá além de “compre 3 e leve 4”.
Aprender a como cozinhar com determinado ingrediente ou alimento, que drinks posso fazer com uma bebida que está sendo lançada, como gravar vídeos em ambientes escuros com o novo celular da marca X… Tudo isso é material publicitário, claro, mas também ajuda as pessoas.
As compras são feitas pelo smartphone
O uso de smartphones para acessar a internet e fazer de tudo por esse aparelho é uma realidade. Por isso seu site precisa refletir essa oportunidade.
Ainda há muitas lojas que não são responsivas – ou seja, suas páginas não se adaptam às telas menores –, complicando e muito a experiência do usuário. Segundo a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas ), 87% dos consumidores que fizeram alguma compra online no ano passado usaram o smartphone.
Portanto ao criar seu site ou atualizá-lo, sempre faça um teste e abra a página com o celular e tablet para ver se as páginas se adaptam à tela menor, se as informações estão visíveis, se anúncios e fotos abrem de forma correta.
Dê o seu toque
Para uma loja ser diferente e oferecer algo que nenhuma outra oferece na internet é preciso que você dê o seu toque nela. Como apresentamos acima, a possibilidade de criar posts com conteúdo interessante ou vídeos tutoriais usando seus produtos é uma excelente ideia e que alcança o objetivo de se diferenciar.
Elementos visuais como fontes, a paleta de cores e o logo também importam muito. Tenha a ajuda de um designer para fazer algo diferente ou então use um bom tempo para procurar nos modelos e editar o que for possível. Os modelos de sites e páginas podem ser um pouco genéricos nas plataformas, então leve seu tempo para personalizar o seu site e “abrir as portas” de um empreendimento que só poderia ser seu.