Nesta quarta-feira, 29 de setembro, é comemorado o Dia do Anunciante. Mas você sabe o porquê? Também se celebra o dia de São Gabriel, que ficou conhecido como o anjo mensageiro de Deus, na tradição da Igreja Católica, com a missão anunciar o nascimento de Jesus Cristo para a Virgem Maria.
Há relatos do papel da Publicidade e Propaganda desde a Antiguidade. Os egípcios, por exemplo, já utilizavam técnicas de comunicação para instigar as vendas por meio de papiros e anúncios em cartazes.
Para homenagear os profissionais da área, o Administradores lista abaixo algumas das transformações mais marcantes ao longo dessa história que influenciaram a publicidade como a conhecemos hoje:
1) Surgindo da escrita
Muitos acreditam que a prática da publicidade andou lado a lado com a invenção da escrita. Alguns estudiosos dizem que na Antiguidade houve uma crescente necessidade de diversas formas de comunicação na sociedade para disseminar ideias ou pensamentos através de mensagens.
A comunicação passou a ser utilizada, também, como meio de chamar a atenção para uma oportunidade e convencer o público consumidor a adquirir bens e serviços.
Vale lembrar que os anúncios de produtos existem desde que o comércio começou a se desenvolver. Nos centros urbanos, existe há séculos o “town crier”, ou o “gritador da cidade”, uma pessoa que divulga certo serviço por meio de gritos na rua. Tal prática ainda é bastante usada atualmente.
2) Jornais impressos
Registros indicam que os primeiros anúncios com fins comerciais, parecidos com os que vemos hoje em dia, foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650. Naquela época, era possível encontrar seis anúncios, em média, em jornais diários de Londres. Cem anos depois, em 1750, era comum ver mais de 50 anúncios por edição.
Nos Estados Unidos, o primeiro anúncio, um imobiliário, foi publicado em 1704 em um jornal. Já no Brasil, a publicidade começou um pouco mais tarde, com as primeiras propagandas aparecendo nos jornais depois da segunda metade do século XIX, quando já havia sido declarada a independência de Portugal. Mas antes disso, em Minas Gerais, Tiradentes criou panfletos sobre a independência, que podem ser considerados a primeira campanha de propaganda política do país.
3) As primeiras agências de publicidade
Com o aumento de importância dada à prática, começaram a surgir as primeiras agências voltadas totalmente para isso na Grã-Bretanha, França e nos EUA. Surgia assim a figura do publicitário.
No início do século XX, com a expansão da Revolução Industrial e produção em massa, as marcas buscavam novas formas de divulgar seus produtos e novos mercados. Questões como transporte e produção se tornaram mais fáceis e rápidas, o que impulsionou a publicidade: era preciso investir em propaganda para vender os estoques crescentes.
4) Expansão dos meios de comunicação
A popularização do rádio fez crescer o campo da publicidade e propaganda, com anúncios criativos e jingles marcantes. Nos Estados Unidos, o rádio cresceu entre os anos 20 e 30, enquanto no Brasil, o auge foi um pouco depois, nos anos 40 e 50. Foi aí que vieram os jingles, músicas de propaganda criadas para “grudar” na mente dos consumidores.
Com o surgimento da televisão, os anunciantes viram a possibilidade de atingir os clientes de formas nunca imaginadas, levando ao seu rápido crescimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, a TV estreou no início da década de 40 e menos de 15 anos depois, em 1954, a receita dos anúncios televisivos já era maior do que as obtidas com publicidade no rádio e nas revistas.
5) A chegada da internet
Com o início da internet, no começo dos anos 90, as possibilidades de comunicação se multiplicaram. Se antes uma mensagem era direcionada a grupos de usuários, agora elas podiam ser criadas para pessoas específicas. Essa possibilidade de segmentação ainda mais alinhada fez nascer o marketing digital.
Além de banners em sites e vídeos, as mídias sociais fizeram com que a relação entre as marcas e clientes se estreitasse. Através delas, as empresas conversam diretamente com o consumidor, promovendo seus produtos e recebendo feedback. Em paralelo, os consumidores acabam promovendo a marca por meio de suas próprias postagens ou compartilhamento de posts.
Depois dessa viagem no tempo, você consegue lembrar que anúncios que marcaram a sua vida?