Nos últimos anos, o marketing digital tornou-se peça fundamental para influenciadores e infoprodutores. Ele anda também muito presente com empresas que desejam ser atuantes no mercado online e se tornou algo diretamente ligado às escolhas pessoais que fazemos na hora de adquirir qualquer produto.
Segundo a pesquisa Digital AdSpend, do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), produzido em parceria com a Kantar Ibope Media, o investimento em publicidade digital alcançou R$ 30,2 bilhões no Brasil em 2021. Os números evidenciam que o marketing atualmente está totalmente ligado ao desempenho de um produto, de uma marca ou de um curso.
Existem quatro pontos aos quais quem deseja trabalhar e ter sucesso com marketing digital e infoprodutos deve ficar atento. São eles:
1. Domínio do marketing para vendas
Criar um infoproduto pode parecer mais complicado do que parece. Alguns aspectos devem ter atenção do criador para o sucesso do produto, e o marketing digital está diretamente ligado a esse movimento.
O infoprodutor deve, além de ter o produto consolidado, possuir uma estratégia de marketing construída e definida para seu produto. Ele deve ter pleno domínio nestes dois campos, para que assim possa potencializar o total de vendas que vai ter com determinada ação.
2. Consolidação do TikTok
O TikTok se tornou uma plataforma definitiva de vídeos curtos e publicidade, disputando diretamente este espaço com o Instagram, no quesito de preferência das ações de influenciadores e empresas. A rede social, que ganhou popularidade antes mesmo da pandemia, atingiu no ano passado a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais.
Os infoprodutores enxergaram mais uma forma de potencializar o alcance dos cursos, pela possibilidade de criar diversas maneiras de chamar a atenção do seu público-alvo e de interessados no TikTok, mas não deixando as outras redes sociais de lado.
3. Interatividade e personalização de conteúdo
Uma das grandes preocupações dos criadores de conteúdo, sejam eles influenciadores ou infoprodutores, é o engajamento do público quanto ao que é mostrado e principalmente a forma como é apresentado. Para muitos brasileiros, a porta de entrada para interação com o digital acontece pelo celular. Segundo dados do levantamento anual da FGV, o país possui atualmente 242 milhões de smartphones em uso.
Assim, cada vez maior é a preocupação quanto ao potencial da criação de infoprodutos personalizada e interativa, para que o conteúdo seja mais do que apenas uma aula ou um aprendizado, e este conteúdo seja transmitido de forma diferente, tornando-se assim uma experiência única para quem o consome.
4. Criatividade
Pensar em maneiras criativas de explicar o conteúdo se torna muitas vezes um desafio, principalmente na criação de temas complexos, como é o caso de muitos infoprodutores.
Com o avanço da tecnologia e novas funções recorrentemente aparecendo nas redes sociais, os criadores de conteúdo devem se esforçar ao máximo para apresentar de forma diferente o conteúdo que, por muitas vezes, também é explorado por influenciadores, empresas ou especialistas no tema.
* Gabriel Rockenbach é CMO do Greenn, startup de infoprodutos que atua como plataforma de vendas de cursos online.
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