Procurando suas novas leituras para 2020? Veio ao lugar certo. Depois de montar nossa própria lista com recomendações de livros para 2020, resolvemos “pedir ajuda aos universitários”. Ou quase isso. Entramos em contato com especialistas, autores, professores e diversos CEOs de empresas e startups do Brasil e fizemos a seguinte pergunta: “Qual o melhor livro que você leu em 2019, e por quê?”. Compilamos as respostas e o resultado foi uma lista de 22 títulos que variam entre lançamentos dos últimos anos e obras já consagradas. Abaixo, você pode conferir títulos das áreas de negócios, empreendedorismo, carreira e que trazem reflexões sobre o século XXI e o comportamento humano.
Camila Farani – fundadora da G2 Capital, investidora anjo e “tubarão” do Shark Tank Brasil.
Vire o jogo: o que os visionários fazem para vencer na vida, de Dave Asprey.
“A nova economia transformou a maneira como se constroem suas trajetórias de sucesso. Diante de tanta mudança, a tradicional literatura de empreendedorismo e negócios, fundamental para orientar as pessoas que buscam alcançar seus sonhos, também precisa se modernizar, trazer novos conceitos e dicas que sejam mais adequadas à realidade atual. O livro Vire o Jogo!, de Dave Asprey, se destaca por sua abordagem moderna sobre o caminho para o sucesso, em um mundo onde a evolução tecnológica resultou em gigantes como Apple, Amazon e Netflix. Conhecido nos Estados Unidos como empreendedor e também influenciador da alimentação e vida saudável, o autor reúne depoimentos de personalidades visionárias, com o objetivo de desvendar seus segredos para o alto desempenho pessoal e profissional. A jornada de conhecimento e as centenas de entrevistas feitas por Asprey resultaram em mais de 40 dicas práticas, que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia e que geram resultados rápidos. Recomendo!”
Leandro Vieira – CEO do Administradores.com.
A quietude é a chave, de Ryan Holiday.
“Minha escolha é pelo conjunto da obra de Ryan Holiday, que faz um fichamento de três visões fundamentais do estoicismo. Primeiro com “O obstáculo é o caminho”, acerca de como um estóico enxerga as inúmeras dificuldades que atravessamos na vida: não como um fardo, não como um obstáculo, mas como uma oportunidade de crescimento, de praticar a virtude e de vencer. Em “O ego é o inimigo”, Holiday se concentra em exemplos e práticas para dominarmos o nosso maior adversário. E, finalmente, em “A quietude é a chave”, o autor encerra uma fantástica trilogia demonstrando que a única forma de se ter discernimento, auto-domínio e foco é a partir da quietude. Ryan Holiday é um escritor bastante jovem, certamente o mais voraz estudioso contemporâneo do legado estóico. Sua popularidade faz jus à sua imensa contribuição: Ryan tem aproximado milhares de leitores ao estoicismo, linha filosófica essencialmente prática e realmente aplicável à vida de qualquer um.”
Rodolfo Araújo – consultor, professor, e apresentador do programa Leitura Obrigatória no Administradores Premium.
Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos, de Hans Rosling.
“Além de mostrar como nossa visão de mundo está ultrapassada em vários aspectos, o livro ainda nos leva a conhecer os pequenos milagres que o progresso humano tem realizado mundo afora. É um retrato ao mesmo tempo realista e otimista – ou “possibilista,” como Rosling gosta de chamar – do que temos hoje e do que nos espera num futuro próximo. Ao ler Factfulness percebemos que ainda temos um longo caminho até vivermos em um mundo mais justo e humano, mas um grande passo já foi dado e os seguintes estão mais próximos do que imaginamos.”
Aurea Regina de Sá – jornalista e coach de comunicação pessoal, especializada em Media Training e apresentadora do programa Falando Bem no Administradores Premium.
Empatia: por que as pessoas empáticas serão os líderes do futuro? , de Jaime Ribeiro.
“Este ano bati meu recorde de livros lidos, e um que posso destacar é Empatia, de Jaime Ribeiro. Como, na minha visão, as virtudes são a base da Comunicação Pessoal, esse livro foi importante para mim, porque reforça o valor das práticas do bem que refletem na forma de ser e se comunicar. Empatia é pra mim a prática número 1 para quem deseja se relacionar melhor com as pessoas”.
José Dornelas – autor, empresário, fundador da Editora Empreende e apresentador do programa Scale Up no Administradores Premium.
A arte da vida, de Zygmunt Bauman.
“Apesar de ter sido escrito há algum tempo, continua contemporâneo. O livro trata da maior busca dos seres humanos: a felicidade. E questiona se é possível alcançá-la. Em tempos de extremos, talvez viver com equilíbrio seja a resposta para esse dilema individual e coletivo. Bauman define o conceito de sociedade líquida moderna, a qual espera que cuidemos de dar sentido e forma às nossas vidas, julgando-nos pelos resultados, enquanto cria o imperativo da felicidade como um objetivo universal.”
Monja Coen Roshi – monja zen budista, autora, primaz fundadora da Comunidade Zen Budista.
21 lições para o Século 21, de Yuval Noah Harari.
“21 lições para o Século XXI de Yuval Noah Harari, historiador que faz uma retrospectiva história dos sistemas políticos de extrema direita, extrema esquerda, comenta sobre a Democracia Liberal e o desapontamento com a mesma, que leva a militarismo e nacionalismo. O professor Harari conclui que a grande transformação da humanidade se dará através de práticas meditativas que permitem o conhecimento da própria mente humana e facilita a expansão da consciência – saindo de uma visão individualista isolada e fechada para a perspectiva de todos nós. Assim como professor Harari acredito firmemente que as grandes transformações históricas, políticas, econômicas e sociais dependem do despertar de cada ser humano para a verdade e para o caminho – juntamente com programas e projetos de política pública que beneficie todos os seres.”
Christian Barbosa – empresário, investidor anjo e especialista em produtividade.
Princípios, de Ray Dalio.
“O melhor livro que li em 2019 foi Princípios do Ray Dalio, pois mostra a mente sistemática e matemática de um dos caras com mais resultado no mercado financeiro nos últimos anos. O que ele ensina ali pode ser sistematizado e aplicado para qualquer tipo de empresa de serviços, startups, etc.”
Armando Lourenzo – autor, professor, diretor da Ernst Young University e apresentador do programa Nosso Negócio no Administradores Premium.
O poder dos quietos, de Susan Cain.
“Este livro é fascinante porque muda a maneira pela qual os introvertidos são vistos. São pessoas responsáveis por grandes transformações na sociedade e que não se comenta por um traço marcante de sua personalidade: eles são quietos. O livro mostra como as pessoas introvertidas podem ter sucesso e serem grandes líderes, além de ajudar as pessoas nos relacionamentos com os introvertidos. A obra abre a mente sobre o Ideal da extroversão, como se fossem as únicas pessoas a fazerem grandes feitos.”
Gustavo Caetano – CEO da Sambatech.
Na raça, de Maria Luíza Filgueiras.
“O melhor livro que li nesse ano foi o Na raça: como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro, porque ele conta os bastidores da criação e crescimento da XP Investimentos, uma das empresas que mais admiro na atualidade.”
Rodrigo Cartacho – CEO da Sympla.
Homo Deus, de Yuval Harari.
“Parte da trilogia do autor, composta por “Sapiens” e “21 lições para o século 21”, “Homo Deus” nos leva a uma reflexão brilhante do passado, presente e futuro da humanidade.”
Thadeu Diz – fundador e diretor criativo de Zee.Now.
The everything store, de Brad Stone.
“A Amazon começou como uma loja online de livros num momento onde as pessoas duvidavam completamente se eles dariam certo. Por isso, o foco e determinação de Jeff Bezos em inovar sempre o inspirou tremendamente. Um de seus quotes preferidos é: ‘You have to be willing to be misunderstood if you’re going to innovate’.”
Max Oliveira – CEO da MaxMilhas.
Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie.
“Um dos principais pontos que ele aborda é a importância da inteligência emocional para se ter sucesso na vida. Uma pessoa pode ser ótima tecnicamente no que faz, mas só isso não basta para que ela trilhe um caminho de grandes conquistas. Isso envolve o desenvolvimento de inteligência emocional, resiliência, capacidade de ouvir o outro, empatia, comunicação e habilidade de resolver problemas e conflitos. Essas soft skills são fundamentais em negócios que crescem rápido e têm como base a inovação, porque reforçam a capacidade de adaptação e flexibilidade das pessoas a um ambiente que está em constante mudança”.
Lívia Rigueiral – CEO da Homer.
Abundância: o futuro é melhor do que você imagina, de Peter H. Diamandis e Steven Kotler.
“O livro conta como o progresso nas áreas tecnológicas permitirão que tenhamos, nas próximas décadas, ganhos incomparáveis com os dos últimos séculos. E assim abre à mente possibilidades de um futuro inspirador para o mercado”.
Diego Dzodan – cofundador e CEO da Facily.
Made in America, de Sam Walton.
“O livro, uma autobiografia do fundador da rede varejista Walmart, conta a história de como, por meio do trabalhar duro, foi criada uma das maiores e mais valiosas empresas do mundo. Para manter a cabeça focada no mercado e compreender como o jogo faz parte da nossa vida desde o princípio, Homo Ludens, de Johan Huizinga.
João Pedro Resende – CEO e Cofundador da Hotmart.
Adams óbvio, do Robert Updegraff.
“O livro traz boas lições sobre como simplificar nossa comunicação, nos tornar mais analíticos e em como focar exclusivamente nos fatos. É um livro antigo, com mais de 100 anos, mas que traz lições atemporais para qualquer empreendedor atual. É uma leitura rápida e fácil, e foi uma das minhas principais influências. Hoje na Hotmart, dezenas de pessoas já leram Adams Óbvio e há líderes que presenteiam sua equipe com este pequeno livro logo no onboarding do time.”
Hederson Albertini – CEO da Assertiva.
De zero a um, de Peter Thiel.
“O livro trata de um tema simples, mas que é a base de uma empresa: a união dos sócios, que devem saber administrar as diferenças, a vaidade e o ego. A Assertiva tem dois sócios com cabeças e idades diferentes e, contudo, souberam respeitar e entender os dois lados, colaborando para o crescimento do negócio”.
Vinícius Picollo – CEO da Clooset.
Longe da árvore, de Andrew Solomon.
“O livro é resultado de uma pesquisa de quase 20 anos de como as identidades de filhos que fogem do padrão normativo são formadas, e todo o processo de aceitação e empatia que os pais acabam passando quando se dão conta que seus filhos são diferentes das expectativas impostas pela sociedade. Sem cair na exploração de histórias de luta ou superação, o livro aborda dez identidades horizontais que contestam a lógica do ideal ‘normativo’ e amplia a visão sobre ‘ser humano’.”
Paulo Ahagon – CTO da Xerpa.
Principles: life and work, de Ray Dalio.
“O autor, que é investidor bilionário e um grande nome no cenário financeiro, traz na obra princípios fundamentais para o sucesso da vida profissional e pessoal. E o que eu mais gostei no livro é que ele me ajudou a estruturar o raciocínio para tomar decisões difíceis, com as perguntas ‘O que eu quero? O que é verdade? O que eu vou fazer com isso?’. O que ajuda na tomada de decisão.”
Lachlan de Crespigny – Co-fundador da Revelo.
Total recall: my unbelievably true life story, de Arnold Schwarzenegger.
“Poucos sabem que Arnold Schwarzenegger veio de uma situação de extrema pobreza na Áustria, e este livro conta como ele usou seu carisma e foco para alavancar uma grande empresa do setor imobiliário, o que bancou sua entrada nos filmes. Mesmo depois de se tornar a grande celebridade que conhecemos, ele continua desenvolvendo grandes negócios, então é um livro bastante inspirador.”
Fernando Cirne – CEO da Locaweb.
Empresas feitas para vencer, de Jim Collins.
“O livro responde a uma pergunta simples: como as empresas podem atingir uma excelência que se perpetue no longo prazo. Como a missão de todas as empresas é atuar em seu mercado, ajudando os seus clientes a prosperarem, por muitos anos, acredito que as lições apresentadas no livro com exemplos práticos são muito importantes”, disse. Empresas Feitas para Vencer mostra como as grandes empresas atingem o sucesso no decorrer do tempo e como isso se aplica no DNA de uma organização desde o seu nascimento. Além disso, mostra quais são as características que levam uma empresa a se tornar excelente e outras a fracassarem”.
Victor Popper – fundador e CEO da All iN.
O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz.
“Voltado para empreendedores experientes ou iniciantes, o livro traz as principais dicas de como criar e administrar uma startup sob o olhar de um dos empresários mais respeitados do Vale do Silício. E nem tudo é o que parece. A autonomia de um negócio próprio é atrativa, mas também significa que o sucesso da empresa está totalmente nas suas mãos. Entre erros e acertos, desenvolvemos a mentalidade de um líder e está tudo bem errar contanto que não se erre sempre. O livro é uma ótima oportunidade de aprender sobre os desafios diários do mercado corporativo sem trazer impactos diretos ao negócio”.
Carlos Mira – CEO do TruckPad.
O foco define a sorte, de Dulce Magalhães.
“A obra aborda a importância de deixar para trás a ideia de fazer tudo ao mesmo tempo, e focar em poucas atividades – as mais relevantes – e executá-las de forma assertiva. Resolver um problema por vez e não desperdiçar energias com problemas de pouca relevância foram algumas das lições que aprendi com esse livro e que foram responsáveis pelo meu sucesso como empreendedor no mercado de tecnologia. Acredito que esse livro não está entre os que empreendedores atuais costumam ler e traz lições muito necessárias.”