A franquia é um modelo de negócio muito procurado por quem está começando a investir em um nicho de mercado. É um modelo atrativo para os empreendedores de primeira viagem que possuem pouco capital de investimento. Ela possui diversos benefícios para o franqueado que seguindo todos os passos para abrir uma franquia, terá mais segurança em manter esse negócio.
Neste texto será possível entender qual o significado da franquia, seus principais benefícios e também os dez principais passos para se tornar um franqueado de sucesso, evitando também dores de cabeça que podem aparecer no meio do caminho.
O que é franquia?
A franquia é um modelo de uso de uma marca, onde o franqueado adquire os direitos de uso dessa marca, que por sua vez fornece todo o suporte para que o franqueado possa trabalhar no modelo de negócio estabelecido. O franqueado precisa fazer o pagamento de algumas taxas e uma participação mensal do seu retorno financeiro com a marca. Esses são os chamados royalties.
Hoje em dia, há uma infinidade de opções de franquias, que atendem os mais variados segmentos e públicos. É aconselhável entender, conhecer e gostar do tipo de franquia escolhida. As chances de ser um sucesso e ser rentável, são maiores.
Benefícios de abrir uma franquia?
Abrir uma franquia oferece uma série de benefícios. Mas é importante levar em conta que grande parte do sucesso dela se deve ao alinhamento da visão do investidor e seus propósitos com o negócio.
Um dos benefícios de ser um franqueado é a possibilidade de um investimento flexível. O valor e os modelos de negócio podem variar de franquia para franquia. Ou seja, com um determinado valor, o franqueado tem diversas opções de mercados que ele pode investir, podendo escolher qual é mais compatível com o que ele busca.
O suporte do franqueado também é de extrema importância para caminhar em busca do sucesso da franquia. Buscar uma oportunidade de negócio pode ser algo desafiador, e é aqui que o franqueado pode entrar dando apoio em decisões e conhecimentos gerais de mercado.
O modelo de negócio consolidado também é um dos benefícios de abrir uma franquia. Há um grande esforço e investimento para se encontrar um novo modelo de negócio que seja rentável e que atenda às demandas de um segmento do público. Com as franquias, essa etapa pode ser pulada. Há menos risco também por parte dos investidores que estão começando a entender o mercado e suas movimentações e que em um modelo novo de negócio, precisam avaliar a demanda, a infraestrutura necessária, o público, o ponto escolhido, entre outros tópicos.
Quais os 10 passos importantes para abrir uma franquia?
Se você deseja obter sucesso em sua jornada é importante que você siga alguns passos, que pode ter certeza, farão total diferença na sua trajetória de franqueado. Veja a seguir!
1. Analise se você tem um perfil para abrir uma franquia
Apesar de parecer, se tornar um franqueado não é tão simples quanto parece. É preciso estar disposto a enfrentar diversos processos como o treinamento de funcionários, implantação da franquia no local escolhido, lidar com fornecedores, entre outras tarefas. Além disso, é preciso criar um planejamento adequado de todo o investimento necessário para não haver riscos de inadimplência no futuro. Se você não possui disposição para estas tarefas, talvez, seria necessário repensar sobre adotar a franquia como forma de investimento.
2. Escolha entre os tipos de franquia
É possível escolher entre diversos segmentos de franquias, também chamadas de franchising. O segmento de alimentação é um dos que mais ganham destaque por causa das grandes redes de fast-food e também por oferecer facilidade para o público que não tem muito tempo para cozinhar em casa.
Outros setores como o de saúde, comunicação, informática, eletrônicos e serviços também são boas opções para se investir no modelo de franquias.
3. Defina o nicho de mercado
Se você está buscando empreender, com certeza já deu uma olhada nas possibilidades e nas opções de nichos de mercado que você pode atuar. Uma dica é buscar investir em um mercado que vá te satisfazer e que você tenha uma certa familiaridade, sabe como funciona e quais são as suas particularidades. É claro, o retorno financeiro é fundamental para qualquer negócio, mas a paixão pelo negócio também faz muito a diferença.
4. Pesquise o mercado da sua região
Agora que você já decidiu qual é o nicho de mercado e o tipo de franquia com que você quer trabalhar, é hora de estudar um pouco mais sobre a região que você quer inserir seu negócio. O local desejado possui demanda sobre o serviço que você quer oferecer? Qual o perfil de compra e comportamento desse público? Conhecendo bem a região, você evitará possíveis problemas futuros, dando tempo de fazer ajustes no seu planejamento.
5. Verifique a sua disponibilidade financeira
É muito importante fazer uma análise criteriosa sobre todos os gastos que você terá com a sua franquia. Por isso que a etapa de planejamento é tão valiosa para os investidores iniciantes. Nessa etapa inicial é preciso colocar todos os investimentos e gastos que você terá: funcionários, locação de espaço, treinamentos, documentação, entre outros. Além disso, também é indicado que se tenha um valor de reserva, para possíveis imprevistos.
6. Conheça as leis e as burocracias locais da sua franquia
Durante o processo de análise dos modelos de franquia, é importante contar com a ajuda de um especialista para solucionar todas as suas dúvidas. Leia com atenção a Circular de Oferta de Franquia, o contrato com a franquia, assim como todas as suas informações financeiras. Ter um especialista do lado vai prevenir que haja qualquer tipo de perda ou stress por parte do franqueado mesmo antes de abrir o seu negócio.
7. Converse com outros franqueados para ter experiências e insights
Antes de abrir a sua franquia, é interessante que você entre em contato com pelo menos três já franqueados em cada etapa. Quando a franquia está em implementação, busque saber como o franqueador está tratando o franqueado como um novo investidor. Nesta etapa, normalmente, os franqueados são bem atenciosos, mas em alguns casos, pode acontecer de já ter algum tipo de problema.
Quando a franquia está implementada há poucos meses, é interessante encontrar um franqueado que está administrando por pouco tempo a sua unidade para verificar se a franqueadora continua prestando toda a assessoria possível e suporte necessário.
E quando a franquia está implementada há mais de um ano, entre em contato com franqueados que administram uma unidade por mais tempo para verificar se a franqueadora continua oferecendo o mesmo tipo de suporte, se caiu ou melhorou de qualidade. Esse tipo de informação é importante para verificar se a franquia que você escolheu te dará suporte ou dará mais dor de cabeça.
8. Analise os concorrentes
Mais do que entender da sua própria empresa, o franqueado também precisa conhecer os seus concorrentes, seus pontos fracos e pontos fortes. Além disso, você poderá saber quais são suas vantagens em relação aos seus concorrentes e quais os pontos que você precisa melhorar.
9. Escolha o ponto comercial
Se a sua franquia tem uma loja física, faça uma análise do local mais adequado para o seu produto ou serviço tenha um maior retorno. Uma boa forma de fazer essa análise, é usando uma pesquisa de geomarketing, mostrando os pontos estratégicos da região.
10. Início da operação
Com tudo pronto, é hora de colocar todo planejamento em prática com a sua franquia. Lembre-se sempre de se manter atualizado e atento às movimentações do mercado para não ficar para trás. Conseguir prever as movimentações do mercado farão com que você esteja melhor preparado para manter a sua franquia sempre acompanhando as novidades.
Chegou a hora de abrir a sua franquia
Ter uma franquia requer muito planejamento, análises e ajuda de especialistas. Cada vez mais as pessoas estão procurando sair do seu emprego formal e indo em busca de alternativas de criar o seu próprio negócio.
O empreendedorismo nunca esteve tão em alta e as franquias são uma ótima opção para começar a investir. Por isso, se você quer montar uma franquia, faça uma análise do mercado, do investimento necessário, da demanda do público e também o segmento que você gostaria de trabalhar. Dessa maneira, as chances da sua franquia ser um sucesso será muito maior.