Quando falamos em viagens, estamos falando de algo que exige planejamento e organização. Seja numa viagem comum ou corporativa, seguir algumas práticas é algo essencial, pois elas evitam de transcorrer imprevistos inesperados.
As empresas têm investido cada vez mais em viagens corporativas, pois elas acabam trazendo ótimos resultados para os negócios, os colaboradores trazem novos conhecimentos, networking e muitos vezes acaba ajudando na interação dos seus colaboradores. Ter uma boa experiência de viagem é fundamental, ainda mais falando em viagem corporativa!
O foco nesse tipo de viagem está voltado para gerar maiores impactos no trabalho, sempre há um propósito decorrente. Por isso, todo o desgaste com questões de logística deve ser o mínimo, pois tudo isso demanda tempo e investimento para empresa.
Aqui, você conhecerá alguns pontos que poderão ser úteis para uma melhor gestão de viagem corporativa. Acompanhe.
Estilo da viagem corporativa
Para se organizar, é relevante saber quais são as peculiaridades de uma viagem corporativa. Ela possui inúmeras diferenças em relação à viagem comum. A primeira diferença diz respeito à finalidade.
Uma viagem corporativa envolve pessoas que estão atuando como representantes da própria empresa. Nesse caso, todo cuidado deve ser redobrado. Assim, enquanto funcionário deslocando-se a trabalho, dificilmente se pode escolher o destino ou local de estadia.
O mais novo estilo de viagem adotado por algumas empresas no qual o funcionário tem espaço para visitar pontos turísticos, trata-se do bleisure, designado pela junção das palavras business(negócios) e leisure (lazer). Definido então pelo objetivo de viajar a negócios, mas podendo usufruir de momentos de lazer.
Quais são os principais cuidados ao planejar uma viagem corporativa, sem que nada falte?
1. Políticas de Viagem
Criar regras aos colaboradores para orientar nas etapas a serem desenvolvidas durante o processo. Essas regras servem de base para a empresa não perder tempo, ter maior controle nas despesas, mais qualidade no serviço prestado, entre outros, tudo depende do alinhamento e propósito da empresa com a viagem.
Saber pesquisar passagens aéreas e hotéis, é preciso saber com antecedência quando e onde ocorrerá o evento, para a empresa economizar com esses gastos. Fazer pesquisas em diferentes sites, também ajuda, pois os preços variam muito de um para outro.
A questão dos seguros, normalmente o funcionário não se preocupa com o seguro viagem, uma vez que a empresa o providencia com antecedência. Isso não diminui a importância de ser mencionado, pois ele cobre:
– Assistência legal;
– Assistência médica;
– Apoio para imprevistos;
– Extravio de bagagem, etc.
O seguro deve cobrir o mínimo, pois, quando se está viajando a negócios, ainda mais se no caso for uma equipe, é de suma importância as empresas estarem atentas a contratação do seguro de viagem para que ninguém seja prejudicado. Em viagens nacionais, determinadas empresas ainda não o colocam como prioridade. Mas tanto nessa, quanto em internacionais, é válido que tenha uma agência parceira. Caso não haja, é recomendado que entre em contato com o consulado do país para o qual se pretende viajar.
2. Gestão
Quando falamos de gestão, falamos de certa predisposição da empresa a providenciar e aliar melhor qualidade com menor custo. Ela é essencial, tanto do ponto de vista da empresa, quanto do funcionário que irá viajar.
As pesquisas têm mostrado que o valor econômico movimentado por viagens corporativas só tem aumentado e continuará a crescer nos próximos anos.
A viagem corporativa deve ser realizada atenta aos detalhes para cada etapa do processo. O orçamento deve estar todo planejado e sob controle, assim como todos os objetivos da viagem devem estar muito bem alinhados.
Com um bom planejamento, será possível viajar barato, dentro de todo o cenário apresentado.
3. Zelo pelo conforto do colaborador
Pensando em viagem, a pessoa pode estar sujeita a uma quantidade grande de situações inesperadas que podem lhe acometer. Por isso, é importante que a empresa sempre valorize a experiência e o conforto de seu funcionário.
O mesmo também deve dar esse feedback para a empresa, a fim de que o processo seja sempre aprimorado e melhorado.
Estando atentos a essas práticas, será possível que haja uma melhora significativa na gestão da sua viagem corporativa.