PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS

O PLR possibilita alinhar os objetivos das diversas áreas e dos colaboradores com aqueles elaborados pela alta administração das empresas em seus planejamentos estratégicos.

O Programa de Participação nos Lucros ou Resultados — PPLR / PLR — começou a ser utilizado pelas empresas no início dos anos 90, mudando a forma de remuneração dos seus empregados de fixa para variável, hoje é considerado como uma forma de mobilização interna, compartilhamento de responsabilidades, comunicação da filosofia de gestão e das estratégias das organizações.

Os programas podem focar os lucros ou os resultados e são calculados de diversas formas, mas, em geral, os modelos usados buscam alavancar os resultados das organizações através do comprometimento dos colaboradores.

Para as empresas existe ainda a conveniência jurídica na implementação do PLR, sendo que este tipo de programa viabiliza eliminar o pagamento de eventuais “Bônus” ou gratificações, que podem ser integrados a folha salarial dos empregados, aumentando a incidência de encargos sobre a folha de pagamento. Mas, é importante ressaltar que a empresa deve ser assistida por profissionais capacitados para a implantação deste tipo de programa, visto que a sua instituição sem a observância dos requisitos legais pode descaracterizá-lo, colocando a empresa sob o risco de ser autuada por órgãos do Fisco e da Fiscalização do Trabalho.