GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO

Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

A gestão por competências e desempenho representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações.

Neste trabalho atuamos para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional) as competências necessárias para alcançar os objetivos da empresa.

A proposta da Gestão por Competências e Desempenho é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, revertê-las em competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários.

Alguns benefícios da gestão por competência e desempenho:
  • Melhora o desempenho dos colaboradores
  • Identifica as necessidades de treinamentos
  • Alinha os objetivos e metas da organização e da equipe
  • Reduz a subjetividade na Seleção e Avaliação de Pessoas
  • Analisa o desenvolvimento dos colaboradores
  • Enriquece o perfil dos colaboradores, potencializando seus resultados
  • Melhora o relacionamento entre gestores e liderados
  • Mantém a motivação e o compromisso
  • Extrai o máximo de produtividade de cada colaborador

Avaliação de Desempenho

O processo de avaliação de desempenho implica que o desempenho de uma empresa depende do desempenho de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe ou no grupo de trabalho.

A avaliação de desempenho precisa avaliar o passado, corrigir erros no presente e definir ações para o futuro dentro da organização. Pode ser chamada de avaliação 360 graus, avaliação de eficiência, avaliação de mérito, avaliação pessoal, feedback 360 graus, gestão de competências, mapeamento de competências, relatório de progresso, entre vários outros nomes. Mas o que importa não é o nome que a avaliação de desempenho receba, mas como ela é inserida na realidade da organização e como os resultados obtidos são aplicados.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.